Empresas que apostam no desenvolvimento dos seus colaboradores têm mais hipóteses de assumir e manter a liderança do mercado em que atuam.
O Líder é uma das pessoas mais importantes nestas empresas, pois é ele que irá:
- Estimular e orientar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados
- Despertar o melhor que cada um traz dentro de si
- Construir uma equipa de alto desempenho
Para isso, é essencial que o Líder desenvolva algumas habilidades, as quais estão relacionadas com alguns pressupostos do Coaching.
Primeiro pressuposto: Suspender todo O tipo de julgamento.
Um bom líder sabe que as pessoas não são as suas ações e, por isso, não omite juízo de valor e ajuda os seus liderados a trabalhar os pontos que podem melhorar.
Segundo pressuposto: Ouvir com empatia.
Um bom líder deve não só ouvir mas compreender. Isso gera rapport, ou seja, uma conexão ou sintonia entre líder e liderado. Esta atitude do líder gera no liderado a sensação de que é notado, reconhecido e amado.
Na edição de 2012 do Guia das Melhores Empresas para Trabalhar, publicado anualmente pela Revista Você S.A.,51% das pessoas que responderam ao inquérito disse que o melhor lugar para trabalhar é aquele onde conseguem perceber o valor da sua contribuição.
Terceiro pressuposto: Estimula o feedback: tem o desempenho como resultado, transforma os erros em aprendizagem e promove o desenvolvimento
Segundo James Hunter, “O líder nunca deve aceitar a mediocridade ou o segundo lugar – as pessoas têm necessidade de receber estímulo para se tornarem o melhor que puderem ser.”
Ao incorporar estes pressupostos e desenvolvendo uma visão sistêmica do ser humano o líder transforma-se num Líder Coach e consegue das equipas que com ele trabalham:
- Confiança
- Compromisso
- Resultados
Estes profissionais são muito valorizados, sobretudo por possuirem a capacidade de transformar as pessoas e o mundo à sua volta.
Abraham Lincoln dizia:
"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns"
E você? Está preparado para ser um verdadeiro líder coach ou continuará a ser o chefe de sempre?